VOCÊ SABIA?
Atualmente Fiori de Luce é uma reserva ambiental particular, planejada com ações voltadas ao consumo responsável, tais como:
- Separação de resíduos sólidos que são encaminhados à reciclagem e os orgânicos destinados à compostagem e ao minhocário/gongolário.
- Aproveitamento das águas pluviais em tanques de captação ou reservatórios para a utilização em irrigação.
- Aproveitamento de resíduos de pedras de granito para confecção das nossas estradas e trilhas, preservando a permeabilidade dos solos.
- Enriquecimento botânico com a inserção de espécies de bromélias, orquídeas e árvores nativas, que foram subtraídas pelo extrativismo, e hoje são produzidas nos nossos viveiros.
- Doação de 50.000 mudas de arvores para várias entidades e entorno.
- Utilização de 274 pneus, descartados pelas borracharias, para a confecção de escadas dentro da mata.
- Substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas econômicas e de LED.
- Recuperação materiais recicláveis para confecção de quadros, lustres e móveis.
- Aproveitamento de Pallets para bancadas.
- Mictório acoplado a pia para aproveitamento de água de lavagem de mãos para a higiene do mictório.
- Gastronomia sustentável: resgatando os 5 sentidos na alimentação; utilizando ingredientes orgânicos; utilizando produtos regionais; promoção da segurança alimentar e nutricional; aproveitando integralmente os alimentos; arquitetura do futuro; gestão de resíduos; reutilização de óleo de cozinha; diminuição de aditivos químicos na alimentação e estimulo do plantio de árvores.
- Fossa séptica biodigestora, projeto Embrapa, para reduzir a poluição do solo, córregos e rios, e o resíduo liquido isento de perigos e rico em nutrientes que é um biofertilizante que pode ser utilizado para adubar árvores, jardins, gramados entre outros.
- Espaço onde as frutas, sobras dos sacolões, são abertas e expostas, para alimentar pássaros, borboletas, lagartos, esquilos que procuram este local.
- Plantio de árvores nativas ornamentais e frutíferas, trazendo de volta espécies que compõem a mata primitiva como: pau-jacaré, ipês, pau-mulato, pau-brasil, pau-ferro, cedro, paineira, pombeiro, canela, peroba, leucena, cássia, angico, aroeira, pau d´alho, quaresmeiras, embaúbas, etc., ainda arbustos e forrações. Hoje o Fiori de Luce é uma floresta secundária em estado avançado de regeneração.
- A horta orgânica com produção de alimentos, com qualidade, nutritivos, naturais, cultivados isentos de produtos químicos, com cuidado especial a nossa saúde e a do planeta.