10 motivos para ter um casamento ecológico

10 motivos para ter um casamento ecológico

10 motivos para ter um casamento ecológico

Sustentabilidade, preocupação com o ambiente e práticas ecologicamente corretas, chegaram também às celebrações de casamento. O Casamento Ecológico reflete a preocupação dos noivos em diminuir o impacto na natureza e prega a necessidade de adquirir hábitos de consumo consciente sem desperdícios e o resgate  aos antigos casamentos que os momentos com a família e amigos  são mais valorizados.

10 motivos para ter um casamento ecológico

Por isto criamos 10 motivos para se ter um casamento ecológico.

1. Local e ambientes sustentáveis
Quando os noivos contratam  fornecedores que adotam práticas socioambientais responsáveis, sustentabilidade e responsabilidade social já estão contribuindo para o meio ambiente, pois parte deste valor será agregado a praticas de gestão que já esta incorporado em suas ações diárias.

2. Contato com a natureza
O ambiente ao ar livre, ar puro e o canto dos pássaros, são elementos naturais que contribuem para um cenário perfeito. Quando o casamento tem início à luz do dia, o uso de energia cai em 60%. Na própria Fiori de Luce os espaços dispensam o uso de  climatizadores de ar, aproveitando a brisa natural, assim como aproveitam a luz ambiente para a iluminação ou usando toda a beleza da iluminação com velas.

3. Cerimônia e a festa no mesmo lugar
Cerimônia e festa no mesmo lugar propicia aos seus convidados maior comodidade nos deslocamentos, colaborando com menor poluição para o meio ambiente, podendo ainda marcar uma van para conduzir os convidados, evitando que cada um vá com seu carro.

4. Mini Wedding
Os Mini Weddings são casamentos mais intimistas, com um olhar mais profundo, onde uma lista restrita de no máximo 120 convidados, faz com que cada um  sinta-se especial e reconheça como parte da história dos noivos e vão proporcionar uma comemoração inesquecível e com grandes lembranças.

5. Decoração sustentável
A arquitetura verde  adotada nas edificações, integrada ao paisagismo orgânico, já proporcionam  um ambiente acolhedor e delicadamente decorado. Vários objetos utilizados nos arranjos provem de  aproveitamento de materiais recicláveis promovendo a sustentabilidade local. Para alguns detalhes  florais adotamos flores em vasos e confeccionadas com tecidos.

6. Gastronomia Sustentável
A gastronomia sustentável busca equilibrar práticas culinárias viáveis para uma alimentação saudável e de qualidade, voltados à segurança alimentar, nutricional, à saúde e ao consumo responsável, com impacto direto na conservação da natureza. Seus convidados terão o prazer de degustar vários sabores ricos em nutrientes, privilegiando alimentos funcionais, carboidratos complexos, gorduras insaturadas e utilização de folhas verdes, chás e licores elaborados com ervas colhidas na própria horta orgânica. A produção de plantas alimentícias não convencionais e frutos da mata atlântica assumem um papel importante na elaboração dos cardápios. O cardápio foi escrito em quadros negros em vez de estar impresso sobre cada mesa. Economizaram bastante papel com isso. Convencer os convidados a manter o mesmo copo o evento inteiro, evitando a lavagem sem fim na cozinha. Temos que economizar água.

7. Buquê da Noiva
Os buquês sustentáveis assumem uma nova característica e estilo para a sua elaboração utilizando pedaços de tecidos, com estampas e cores variadas advindos de sobras de confecções, proporcionado uma peculiaridade singela, com a quebra de paradigmas.

8. Lembrança sustentável
Uma grande variedade de plantas, em pequenos vasos, podem ser oferecidas aos seus convidados, vasos com planta suculentas, temperos, bonsais, mudas de arvores, orquídeas, bromélias, além de ser uma duradoura lembrança do seu matrimônio, você terá a natureza como aliada, celebrando o seu dia com você e abençoando um ciclo de fertilidade que se inicia. Fiori de Luce tem uma variedade de vasos que podem ser  recobertos com tecido para você.

9. Cerimonias e atividades
Uma comemoração envolvendo todos os convidados para tornar o dia do casamento mais dinâmico e acolhedor. Elaboramos várias  atividades  que proporcionam alegria e descontração, promovendo uma aproximação e união dos convidados. As atividades  elaboradas constam  de   cerimônia da árvore, das velas, do pão, buque enclausurado, moldura para tirar fotos, jogos de mímica ou adivinhatórios  caminhada diurna ou noturna com lanternas de velas, trilhas supervisionada, ou até o simpático e charmoso piquenique sustentável, desfrutando de momentos juntos sem tantos protocolos.

10. Dicas
CONVITE: Na era da internet, o papel torna-se secundário. Convites virtuais são uma solução apelativa – o uso do e-mail, das redes sociais ou a criação de um site dedicado totalmente ao evento, com todas as informações. Afinal até as nossas avós estão em redes sociais. VESTIMENTA: O vestido da noiva é uma segunda pele neste dia mágico, mas, depois destina-se a ser guardado no armário durante um bom período de tempo. A noiva eco-chic não dará esse destino. Herdará o vestido da mãe e irá alterá-lo conforme as suas preferências ou  vai escolher um vestido que possa usar depois. Inclusive incentivando madrinhas e convidados a virem vestidos de forma  informal e mais confortável. Principalmente os sapatos que devem ser apropriados para o campo.  FOTOS: Aposte no formato digital e armazene essas recordações numa pen drive ou publique no site de casamento, em pastas. Um vídeo com os momentos especiais também é uma opção. Estes pequenos gestos fazem toda a diferença.

Leave a Reply